Uma Iniciativa Audaciosa de Ensino – Inovando na Engenharia

R$ 57,95 5% de desconto no PIX R$ 61,00 Em até 8x de R$ 7,63Mais formas de pagamento 1x de R$ 61,00 sem juros2x de R$ 30,50 sem juros3x de R$ 20,33 sem juros4x de R$ 15,25 sem juros5x de R$ 12,20 sem juros6x de R$ 10,17 sem juros7x de R$ 8,71 sem juros8x de R$ 7,63 sem juros

4 em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
SKU: 9786525055954 Categoria:

Parcele suas Compras:

Descrição do produto e informações técnicas

Descrição

Uma iniciativa audaciosa de ensino narra a história de uma feliz e exitosa aventura, empreendida no sentido da promoção de mudanças radicais no ensino da Engenharia e que trouxe resultados e comprovação efetiva de transformações profundas propiciadas nos diversos aspectos da formação dos engenheiros e sobretudo dos cidadãos, egressos do curso criado para servir de um “experimento” didático-pedagógico. Embora tenha sido uma empreitada muito bem fundamentada epistemologicamente, diz-se que se tratou de uma aventura porque, apesar de que muito se fale da necessidade de se renovar o ensino da Engenharia, a epistemologia, que, secularmente embasa suas práticas, pode ser considerada “cristalizada”, o que a torna virtualmente intransponível, de forma efetiva. Como agravante, o experimento foi realizado em uma grande instituição tradicional, o que representou uma séria contradição: a admissão por ela de abrigar uma experiência tão audaciosa e, simultaneamente, a de gerir a convivência desta com as práticas educacionais tradicionais reinantes no restante da instituição. A obra aborda também a decadência das metodologias tradicionalmente adotadas no ensino de Engenharia e seus efeitos deletérios na motivação dos jovens que buscam estudar o curso. Procura tratar, de uma forma acessível, a existência de uma transição paradigmática nas fronteiras da Ciência, apontando, por meio de reflexões epistemológicas, que há um paradoxo paradigmático no ensino clássico da Engenharia, que dificulta a implementação de transformações efetivas, pois tais aspectos, por serem difíceis de serem conscientizados (como ocorre com reflexões epistemológicas), praticamente inviabiliza sua superação. Muitas louváveis iniciativas de busca por transformação do ensino da Engenharia têm ocorrido na atualidade, porém, parecem não mergulhar nos delicados aspectos epistemológicos e, portanto, são propostas metodologias “inovadoras”, que trazem alguma mudança, mas persistem no paradigma tradicional do ensino da Engenharia. Inclui-se um capítulo que discorre de forma ampla o Pensamento Sistêmico novo-paradigmático, a epistemologia emergente na Ciência contemporânea. Além disso, apresenta o que foi possível implementar de inovador, no experimento realizado, e os resultados de uma pesquisa com egressos, demonstrando um êxito profissional extremamente diferenciado e um nível de formação técnica, humana e de habilidades e competências muito positivo, na percepção dos engenheiros que se formaram no curso.

Informações sobre o Livro

Título do livro : Uma Iniciativa Audaciosa De Ensino – Inovando Na Engenharia
Subtítulo do livro : Inovando na Engenharia
Autor : Esteves, Otavio De Avelar
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Appris
É kit : Não
Capa do livro : Mole
Volume do livro : 1
Quantidade de páginas : 127
Altura : 23 cm
Largura : 16 cm
Peso : 200 g
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Gênero do livro : Engenharia
Subgêneros do livro : Tecnologia e engenharia
Tipo de narração : Manual
Escrito em letra maiúscula : Não
Data de publicação : 30-01-2024
Ano de publicação : 2024

Quem comprou, também gostou!

Cookies: Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site. Atenção: não solicitamos dados de cartão de crédito em chamadas de tele atendimento e televendas. Para mais detalhes: Política de Privacidade.