Uma iniciativa audaciosa de ensino narra a história de uma feliz e exitosa aventura, empreendida no sentido da promoção de mudanças radicais no ensino da Engenharia e que trouxe resultados e comprovação efetiva de transformações profundas propiciadas nos diversos aspectos da formação dos engenheiros e sobretudo dos cidadãos, egressos do curso criado para servir de um “experimento” didático-pedagógico. Embora tenha sido uma empreitada muito bem fundamentada epistemologicamente, diz-se que se tratou de uma aventura porque, apesar de que muito se fale da necessidade de se renovar o ensino da Engenharia, a epistemologia, que, secularmente embasa suas práticas, pode ser considerada “cristalizada”, o que a torna virtualmente intransponível, de forma efetiva. Como agravante, o experimento foi realizado em uma grande instituição tradicional, o que representou uma séria contradição: a admissão por ela de abrigar uma experiência tão audaciosa e, simultaneamente, a de gerir a convivência desta com as práticas educacionais tradicionais reinantes no restante da instituição. A obra aborda também a decadência das metodologias tradicionalmente adotadas no ensino de Engenharia e seus efeitos deletérios na motivação dos jovens que buscam estudar o curso. Procura tratar, de uma forma acessível, a existência de uma transição paradigmática nas fronteiras da Ciência, apontando, por meio de reflexões epistemológicas, que há um paradoxo paradigmático no ensino clássico da Engenharia, que dificulta a implementação de transformações efetivas, pois tais aspectos, por serem difíceis de serem conscientizados (como ocorre com reflexões epistemológicas), praticamente inviabiliza sua superação. Muitas louváveis iniciativas de busca por transformação do ensino da Engenharia têm ocorrido na atualidade, porém, parecem não mergulhar nos delicados aspectos epistemológicos e, portanto, são propostas metodologias “inovadoras”, que trazem alguma mudança, mas persistem no paradigma tradicional do ensino da Engenharia. Inclui-se um capítulo que discorre de forma ampla o Pensamento Sistêmico novo-paradigmático, a epistemologia emergente na Ciência contemporânea. Além disso, apresenta o que foi possível implementar de inovador, no experimento realizado, e os resultados de uma pesquisa com egressos, demonstrando um êxito profissional extremamente diferenciado e um nível de formação técnica, humana e de habilidades e competências muito positivo, na percepção dos engenheiros que se formaram no curso.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Uma Iniciativa Audaciosa De Ensino – Inovando Na Engenharia
Subtítulo do livro : Inovando na Engenharia
Autor : Esteves, Otavio De Avelar
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Appris
É kit : Não
Capa do livro : Mole
Volume do livro : 1
Quantidade de páginas : 127
Altura : 23 cm
Largura : 16 cm
Peso : 200 g
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Gênero do livro : Engenharia
Subgêneros do livro : Tecnologia e engenharia
Tipo de narração : Manual
Escrito em letra maiúscula : Não
Data de publicação : 30-01-2024
Ano de publicação : 2024

Dewey - Um Gato Na Biblioteca
Autismo Ao Longo da Vida - Vol. 2 - Adolescência e Vida Adulta
A História da Internet Para Quem Tem Pressa
Box - Me Arrebata - Epopeias Rubro-Negras
Mar Sem Fim
Exercitos Da Morte
O Fazer Estratégico - Dez Habilidades Para Maior Agilidade e Alta Eficácia
Autismo - Ao Longo Da Vida
Kit - Álbum do Enaldinho + 50 Figurinhas - A Lenda da Internet
Mais Ou Menos 9 Horas
Enciclopédia Das Ervas Mágicas Do Cunningham
Geração Ansiosa - Um Guia Para Se Manter Em Atividade Em Um Mundo Instável
Viagem de Petersburgo a Moscou
A Jornada Da Liderança - Como Os Ceos Aprendem A Liderar De Dentro Para Fora
Amando em Silêncio
Carta de Uma Orientadora - Sobre Pesquisa e Escrita Acadêmica
Como Dizer Tudo em Japonês
Escolhas (Literarias) Em Jogo
A Condenação de Emília: O Politicamente Correto na Literatura Infantil
Sete Janelinhas - Meus Primeiros Sete Quadros
Matemática Para Ensino Fund. Cad. Atividades 3ºAno
Comida Comum
A História do Tarô Para Quem Tem Pressa
Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental
Corpo Fala,o
a Última Criança Na Natureza - Resgatando Nossas Crianças Do Transtorno Do Deficit De Natureza
Entorpecidos - Como Deixar a Apatia Para Trás e Voltar a Se Sentir Vivo
40 Dias Pela Bíblia - Encontre Respostas Para Os Seus Mais Profundos Anseios
Capital Fóssil: A ascensão do motor a vapor e as raízes do aquecimento global
Krav Maga - o Legado de Imi Lichtenfeld
Legislação De Direito Administrativo - Coleção Maxiletra - 18ED/25
Determinados - a Ciência Da Vida Sem Livre-arbítrio
De Cliente Para Cliente - O Guia Para Entender Como Atender
A Arte e a Ciência Das Reuniões - Como Fazer Encontros Mais Eficientes
Gloria Roubada - o Outro Lado das Copas
Prática das pequenas construções
Constituicao Da Republica Federativa Do Brasil Colecao Maxiletra - 32Ed/25
História da Sociedade Teosofica, a Vol. 02
ABD 50 Anos
Segurança e Auditoria em Sistemas de Informação 2ED
Marcha Criança Inglês 5 ano - 02ed/20
Dois Chapeus Vermelhinhos - (0474)
Elas no Conselho - Segredos de Quem Está Nesta Jornada
O Rio Antes do Rio
Sete Temperamentos Humanos, Os
Entre: a Arte é Sua
Corpo
Técnico Judiciário - Área Administrativa Trt Pr
Cantigamente - 05Ed/12
Freud (1920-1923) Psicologia Das Massas e Análise Do Eu e Outros Textos
Quando a Inocência Morreu
Resumo (08) Direito Tributario - 26Ed/17
Escravidão - Vol. I
Limnocultura - Limnologia Para Aquicultura
1984 em Quadrinhos
Vencendo Com Propósito - 1ª Edição 2022 