Uma iniciativa audaciosa de ensino narra a história de uma feliz e exitosa aventura, empreendida no sentido da promoção de mudanças radicais no ensino da Engenharia e que trouxe resultados e comprovação efetiva de transformações profundas propiciadas nos diversos aspectos da formação dos engenheiros e sobretudo dos cidadãos, egressos do curso criado para servir de um “experimento” didático-pedagógico. Embora tenha sido uma empreitada muito bem fundamentada epistemologicamente, diz-se que se tratou de uma aventura porque, apesar de que muito se fale da necessidade de se renovar o ensino da Engenharia, a epistemologia, que, secularmente embasa suas práticas, pode ser considerada “cristalizada”, o que a torna virtualmente intransponível, de forma efetiva. Como agravante, o experimento foi realizado em uma grande instituição tradicional, o que representou uma séria contradição: a admissão por ela de abrigar uma experiência tão audaciosa e, simultaneamente, a de gerir a convivência desta com as práticas educacionais tradicionais reinantes no restante da instituição. A obra aborda também a decadência das metodologias tradicionalmente adotadas no ensino de Engenharia e seus efeitos deletérios na motivação dos jovens que buscam estudar o curso. Procura tratar, de uma forma acessível, a existência de uma transição paradigmática nas fronteiras da Ciência, apontando, por meio de reflexões epistemológicas, que há um paradoxo paradigmático no ensino clássico da Engenharia, que dificulta a implementação de transformações efetivas, pois tais aspectos, por serem difíceis de serem conscientizados (como ocorre com reflexões epistemológicas), praticamente inviabiliza sua superação. Muitas louváveis iniciativas de busca por transformação do ensino da Engenharia têm ocorrido na atualidade, porém, parecem não mergulhar nos delicados aspectos epistemológicos e, portanto, são propostas metodologias “inovadoras”, que trazem alguma mudança, mas persistem no paradigma tradicional do ensino da Engenharia. Inclui-se um capítulo que discorre de forma ampla o Pensamento Sistêmico novo-paradigmático, a epistemologia emergente na Ciência contemporânea. Além disso, apresenta o que foi possível implementar de inovador, no experimento realizado, e os resultados de uma pesquisa com egressos, demonstrando um êxito profissional extremamente diferenciado e um nível de formação técnica, humana e de habilidades e competências muito positivo, na percepção dos engenheiros que se formaram no curso.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Uma Iniciativa Audaciosa De Ensino – Inovando Na Engenharia
Subtítulo do livro : Inovando na Engenharia
Autor : Esteves, Otavio De Avelar
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Appris
É kit : Não
Capa do livro : Mole
Volume do livro : 1
Quantidade de páginas : 127
Altura : 23 cm
Largura : 16 cm
Peso : 200 g
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Gênero do livro : Engenharia
Subgêneros do livro : Tecnologia e engenharia
Tipo de narração : Manual
Escrito em letra maiúscula : Não
Data de publicação : 30-01-2024
Ano de publicação : 2024

Priorize Deus - Devocionais Diários Para 366 Dias
Loucura, Linguagem, Literatura
Varejo Experiencial - A Energia Vital Das Lojas Físicas
Ter Consciência é Ter Poder
Decisões Financeiras e o Comportamento Humano
Gerenciamento Integrado de Projetos na Construção: Design, Projeto e Produção - Uma Abordagem Lean
Formação Econômica do Brasil-(cia)
Foucault na Califórnia
A Arte e a Ciência Das Reuniões - Como Fazer Encontros Mais Eficientes
Direito Societario Contemporaneo Ii - 01Ed/15
Estado e Contrato - 1 Ed./2010
Autismo Ao Longo da Vida - Vol. 2 - Adolescência e Vida Adulta
Meu Primeiro Jantar Vegetariano: 141 Receitas Para Se Tornar Um Vegetariano Feliz
Gloria Roubada - o Outro Lado das Copas
Guia Animal Para Se Dar Bem na Escola
Curso de física básica
Enciclopédia Das Ervas Mágicas Do Cunningham
Desventuras na ciência
Entorpecidos - Como Deixar a Apatia Para Trás e Voltar a Se Sentir Vivo
Oráculo Do Poder Animal
Ética e meio ambiente
Sete Temperamentos Humanos, Os
Causas Não Naturais
Cores / Colours - Encontrar e Falar Bilíngue
Vida de Agência
Cartas De Um Resiliente - Livro III - Enfrentar os Desafios Com Confiança e Cultivar as Virtudes
Gaia - De Mito a Ciência
História de Jesus Para Quem Tem Pressa, A
O Corpo da Linha - Notações Sobre Desenho
O Livro Da Física
Temporada de Cura no Ateliê Soyo
Psicologia da Educação
Fundamentos de Economia
No Senhor Me Refugio - 150 Devocionais Diários nos Salmos
Corpo
Freud - Obras Completas - Volume 1 - Textos Pré-Psicanalíticos (1886-1896)
Diário de uma Jovem na Guerra da Ucrânia
o Pequeno Príncipe - o Mistério Dos Planetas
Básico em Tesouraria - Rotinas Procedimentos Operacionais - 02ed/19
Dor nas Costas
Mais Ou Menos 9 Horas
Resumo (08) Direito Tributario - 26Ed/17
Como Deus Se Tornou Rei
Alma De Bruxa
Escravidão - Vol. I
Determinados - a Ciência Da Vida Sem Livre-arbítrio
A História da Arte Sem os Homens
Laboratório Palestina - Como Israel Exporta Tecnologia de Ocupação Para o Mundo
A Terra Dá, a Terra Quer
Wolverine - Vol. 08
De Sem-Teto a Bilionário
Públicos em Movimento: Comunicação, Colaboração e Influência na Formação de Públicos
Querido Estudante Negro
Como Passar em Concursos da Polícia Rodoviária Federal - 02Ed/18
Conversas com líderes sustentáveis
Vídeos Na Educação Matemática - Paulo Freire e a Quinta Fase Das Tecnologias Digitais
33 Estratégias de Guerra - Edição Concisa
A História da Internet Para Quem Tem Pressa
Aruanda - a Morada dos Orixas 