Uma iniciativa audaciosa de ensino narra a história de uma feliz e exitosa aventura, empreendida no sentido da promoção de mudanças radicais no ensino da Engenharia e que trouxe resultados e comprovação efetiva de transformações profundas propiciadas nos diversos aspectos da formação dos engenheiros e sobretudo dos cidadãos, egressos do curso criado para servir de um “experimento” didático-pedagógico. Embora tenha sido uma empreitada muito bem fundamentada epistemologicamente, diz-se que se tratou de uma aventura porque, apesar de que muito se fale da necessidade de se renovar o ensino da Engenharia, a epistemologia, que, secularmente embasa suas práticas, pode ser considerada “cristalizada”, o que a torna virtualmente intransponível, de forma efetiva. Como agravante, o experimento foi realizado em uma grande instituição tradicional, o que representou uma séria contradição: a admissão por ela de abrigar uma experiência tão audaciosa e, simultaneamente, a de gerir a convivência desta com as práticas educacionais tradicionais reinantes no restante da instituição. A obra aborda também a decadência das metodologias tradicionalmente adotadas no ensino de Engenharia e seus efeitos deletérios na motivação dos jovens que buscam estudar o curso. Procura tratar, de uma forma acessível, a existência de uma transição paradigmática nas fronteiras da Ciência, apontando, por meio de reflexões epistemológicas, que há um paradoxo paradigmático no ensino clássico da Engenharia, que dificulta a implementação de transformações efetivas, pois tais aspectos, por serem difíceis de serem conscientizados (como ocorre com reflexões epistemológicas), praticamente inviabiliza sua superação. Muitas louváveis iniciativas de busca por transformação do ensino da Engenharia têm ocorrido na atualidade, porém, parecem não mergulhar nos delicados aspectos epistemológicos e, portanto, são propostas metodologias “inovadoras”, que trazem alguma mudança, mas persistem no paradigma tradicional do ensino da Engenharia. Inclui-se um capítulo que discorre de forma ampla o Pensamento Sistêmico novo-paradigmático, a epistemologia emergente na Ciência contemporânea. Além disso, apresenta o que foi possível implementar de inovador, no experimento realizado, e os resultados de uma pesquisa com egressos, demonstrando um êxito profissional extremamente diferenciado e um nível de formação técnica, humana e de habilidades e competências muito positivo, na percepção dos engenheiros que se formaram no curso.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Uma Iniciativa Audaciosa De Ensino – Inovando Na Engenharia
Subtítulo do livro : Inovando na Engenharia
Autor : Esteves, Otavio De Avelar
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Appris
É kit : Não
Capa do livro : Mole
Volume do livro : 1
Quantidade de páginas : 127
Altura : 23 cm
Largura : 16 cm
Peso : 200 g
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Gênero do livro : Engenharia
Subgêneros do livro : Tecnologia e engenharia
Tipo de narração : Manual
Escrito em letra maiúscula : Não
Data de publicação : 30-01-2024
Ano de publicação : 2024

Júlio César
Mecânica
As Abandonadoras - Histórias Sobre Maternidade, Criação e Culpa
Loucura, Não. Coragem! - Comunicação e Marketing Para Advogados (e Para Todos)
Wolverine - Vol. 01 - (Capa Variante)
Mensageiro Das Estrelas - Perspectivas Cósmicas Sobre a Civilização
Selton Mello: Eu Me Lembro
Romanov, Os - 1613-1918
Boon na Minha Vida - Uma Jornada pela Ásia
Ter Consciência é Ter Poder
Enciclopédia Das Ervas Mágicas Do Cunningham
Causas Não Naturais
Miseráveis, Os
Gatos Muito Gatos
Contabilidade Financeira - Contabilidade e Auditoria
Auto da Compadecida - ( 8393)
O Poder De Delegar - Aumente Sua Eficiência e Melhore Sua Vida Pessoal e Profissional
O Cérebro Leitor
Cultuando Afrodite
Ensinando Comunidade
Perícia, Avaliação e Arbitragem
Infância - A Idade Sagrada - Revista e Ampliada - 05Ed/18
Foucault na Califórnia
Pinóquio Reciclado
Gestão De Mudanças - Encare a Mudança De Outro Jeito
IRPJ Para Contadores - 13Ed/21
Formação Econômica do Brasil-(cia)
O Mito do Normal - Trauma, Saúde e Cura Em Um Mundo Doente
A Espécie Que Sabe - Do Homo Sapiens à Crise da Razão
Iván El Terrible
Astronomia
Superdicas Para Ler e Interpretar Textos No Enem 2
Comunicação Não Violenta - Nova Edição
Autismo Ao Longo da Vida - Vol. 2 - Adolescência e Vida Adulta
De que são feitas as coisas
História da Ciência Para Quem Tem Pressa, A
Laboratório Palestina - Como Israel Exporta Tecnologia de Ocupação Para o Mundo
o Menino Do Dinheiro - Num Mundo Sustentável
História do Cinema Para Quem Tem Pressa, A
Os Mistérios Sagrados Dos Celtas - A Magia do Ogham e a Tradição Druídica
Constituicao Da Republica Federativa Do Brasil Colecao Maxiletra - 32Ed/25
Cores / Colours - Encontrar e Falar Bilíngue
Dietoterapia na Prática Clínica
Jesus, Um Judeu - O Absurdo do Preconceito Cristão Contra o Povo do Messias
Técnico Judiciário - Área Administrativa Trt Pr
O Mundo - Uma História Através Das Famílias
Narinja
As Aventuras de Thor - Vol. 01 - A Busca Pelo Martelo
Strike a Pose: Aprenda a Posar Para Fotos e a Valorizar Sua Imagem Em Um Mundo Digital
Arte do Benzimento, A - Orações, Rezas, Benzeduras
Uma História Da Psicanálise Popular
Maravilhas Naturais - Livro de Colorir Antiestresse
Pílulas Do Sucesso
Mulheres Na História - As Heroínas Desconhecidas
Gente Ultraprocessada
Da Cor à Cor Inexistente
Vencendo Com Propósito - 1ª Edição 2022
Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas
Diário de uma Jovem na Guerra da Ucrânia
Comida Comum
Desenvolvimento do Capitalismo na Russia, O
A Geração Ansiosa 