Além de compreender a complexidade da evolução, organização e funcionamento dos seres vivos, algumas decisões que precisamos tomar ao longo da vida demandam o conhecimento da Biologia. A disciplina é ofertada no ensino médio com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos que possam utilizar seus conhecimentos para intervir socialmente de forma crítica e responsável, visando contribuir para a melhoria das condições de vida atuais e das futuras gerações. Tradicionalmente, o ensino de Biologia enfatizou a aprendizagem de conceitos, privilegiando a memorização, o que contribuiu para o desinteresse dos discentes e para a ocorrência de dificuldades de aprendizagem nesse componente curricular. As pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Biologia, por sua vez, focalizaram predominantemente aspectos individuais e cognitivos, deixando fora da discussão os aspectos sociais e afetivos, fundamentais para a compreensão de tais dificuldades. Pensando nisso, os autores deste livro propõem uma discussão sobre as dificuldades de aprendizagem de Biologia e sua superação, que leva em consideração os processos subjetivos, além dos aspectos operacionais. Tais processos são de natureza simbólico-emocional e, quando consideramos a aprendizagem, incluem os sentidos subjetivos produzidos ao longo da história de vida e associados às relações sociais dos estudantes, bem como aqueles sentidos subjetivos produzidos durante a ação de aprender Biologia. Os autores apresentam os estudos de caso de Evy, Maroca e Sofia, nos quais interpretam a configuração subjetiva da ação de aprender de cada estudante. Discutem aspectos relevantes acerca dos princípios epistemológicos, ontológicos e conceituais da aprendizagem de Biologia, assim como dos processos subjetivos e operacionais envolvidos na superação das dificuldades de aprendizagem de Biologia. Este livro é um convite à reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de Biologia, a partir de uma visão complexa do processo de aprendizagem, tendo em conta os aspectos operacionais e subjetivos. Ele pode interessar a professores de Biologia, tanto da educação básica quanto superior, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação. Acreditamos que, além de contribuir para a ação pedagógica, as reflexões contidas no livro podem favorecer a compreensão de pesquisadores interessados nas dificuldades de aprendizagem em Ciências e em como superá-las.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : APPRIS EDITORA
Autor : BEZERRA, HANNA E ALVES, JOSE
Título do livro : Subjetividade e Superação Das Dificuldades de Aprendizagem de Biologia
Data de publicação : 24-05-2025
Gênero do livro : Educação
Peso : 337 g
Quantidade de páginas : 237
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Menino Que Florescia, O
Miséria
Poder da Língua, O - Capa Dura
Escravidão Ainda Existe
Branding - Como Fazer na Prática
Temporada de Cura no Ateliê Soyo
Minha História - Bíblia Devocional Para Garotas
Rowley Apresenta - Uma Aventura Supimpa - 02Ed/20
Quando As Coisas Não Saem Como Você Espera
O Que Esperar do Primeiro Ano
As Leis do Sol - O Caminho Rumo a El Cantare
Varejo Experiencial - A Energia Vital Das Lojas Físicas
Comunicação Não Violenta - Nova Edição
Jesus, Um Judeu - O Absurdo do Preconceito Cristão Contra o Povo do Messias
Bíblia NVT Lion Colors Slim - Letra Maior
Pluto - Vol. 03 - Edição de Luxo
O Método Siciliano - Uma Investigação do Comissário Montalbano
História de Jesus Para Quem Tem Pressa, A
A Jornada do Escritor - Estrutura Mítica Para Escritores
Tédio Terminal
Vidas Secas
Ensinando a Transgredir - 3Ed
Nó De Cravo - o Teatro Da Escalada
Feliz Aniversário, Ratinho!
Delicious In Dungeon - Vol. 02
A Redoma de Vidro - Edição Ilustrada
Iván El Terrible
Spy x Family - Vol. 13
Missão: Família Yozakura - Vol. 22
A Boa Sorte
Auto Da Barca Do Inferno
Brasil 2014 Livro De Colorir e Atividades 