Em 1855, no Rio de Janeiro, então capital do Império, um pequeno teatro chamado Ginásio Dramático começou a representar peças francesas que faziam muito sucesso em Paris. Eram os chamados dramas de casaca ou comédias realistas, que combinavam descrições de costumes da burguesia e exaltação moralizante dos seus valores éticos, como o trabalho, a honestidade, o casamento e a família. A repercussão junto ao público foi extraordinária e os desdobramentos surpreendentes. Nossos principais escritores e intelectuais – José de Alencar, Machado de Assis, Quintino Bocaiúva e Joaquim Manoel de Macedo – defenderam na imprensa os postulados estéticos e ideológicos das peças francesas e procuraram dotar o país de uma dramaturgia com as mesmas características. Em ‘O Teatro Realista no Brasil’, um estudo de cunho histórico, crítico e comparatista, João Roberto Faria reconstitui com base numa pesquisa abrangente e minuciosa às feições desse período que Arthur Azevedo qualificou numa crônica de 1899 como ‘incontestavelmente o mais brilhante do nosso teatro’.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : PERSPECTIVA
Autor : FARIA, JOAO ROBERTO
Título do livro : O teatro realista no Brasil: 1855 – 1856
Data de publicação : 01-01-1993
Gênero do livro : Artes e Cultura
Peso : 338 g
Quantidade de páginas : 294
Ano de publicação : 1993
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm