O conceito de Novo Cinema Latino-Americano surge no final dos anos 1960 para descrever os vínculos entre as experiências de renovação cinematográfica empreendidas por diversos cineastas, produtores e instituições culturais, como uma contribuição à revolução social e política reivindicada, naquele mesmo período, por diferentes movimentos de libertação latino-americanos. Defendido por alguns realizadores e críticos, fortemente contestado por outros, o que se sabe hoje sobre a rede transnacional que deu origem ao Novo Cinema Latino-Americano? Esse livro analisa as razões pelas quais diversos cineastas, críticos e produtores latino-americanos da época passaram a apoiar esse projeto cinematográfico em escala continental, apesar das profundas diferenças entre as tentativas de renovação dos cinemas em seus respectivos países. As conexões estabelecidas entre os realizadores e as instituições cinematográficas, os diálogos estéticos, a circulação de objetos culturais e suas apropriações estão no centro da reflexão dessa obra. A partir dos casos do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas, da Escola Documental de Santa Fé, da Chile Films, de Glauber Rocha e do grupo Cine Liberación, o autor analisa os debates, as mediações, as transferências e os intercâmbios promovidos pelo Novo Cinema Latino-Americano.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : PAPIRUS
Autor : Não Informado
Título do livro : Novo Cinema Latino-Americano – Uma Rede de Descolonização Cultural
Data de publicação : 05-09-2025
Gênero do livro : Artes e Cultura
Peso : 450 g
Quantidade de páginas : 304
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm