Bunker e Thorpe (1982) desenvolveram o Teaching Games for Understanding (TGfU), traduzido como modelo de Ensino dos Jogos para Compreensão, como uma nova abordagem ao ensino do desporto centrada no jogo e no estudante/jogador com o objetivo de ultrapassar as limitações encontradas nas práticas tradicionais que utilizavam situações descontextualizadas. Desde então, a Educação Desportiva Integral tem ganhado um lugar na literatura em nível internacional. No entanto, surgiram variações, abordagens semelhantes ou adaptações culturais desse modelo pedagógico, o que levou à necessidade de criar um “termo guarda-chuva”, que engloba todos eles, a chamada “Abordagem centrada no jogo”. Numerosos artigos e livros foram publicados nas últimas décadas incorporando o grande potencial educacional dos vários Modelos Baseados no Jogo para aumentar a motivação na prática, na transferência tática, no desenvolvimento da tomada de decisão dos jogadores e no desenvolvimento holístico da competência desportiva. No entanto, existe uma lacuna na educação desportiva em ambientes extracurriculares. Este livro apresenta sete capítulos, o primeiro fornece uma introdução aos Modelos Baseados no Jogo, destacando características e benefícios comuns na prática. A um nível prático, são apresentados os seis capítulos seguintes. Cinco desses capítulos concentram-se em cada uma das categorias desportivas (desportos de invasão, rede e parede, campo e taco, alvo e desportos individuais), buscando fornecer estratégias para a sua utilização numa variedade de contextos. Finalmente, no último capítulo, é abordada a questão da hibridação ou combinação de modelos pedagógicos, em que são especi?cadas de um ponto de vista teórico-prático atualizado todas as hibridações que tenham sido utilizadas em um Modelo Centrado no Jogo com outros modelos pedagógicos para contrariar as possíveis limitações que a aplicação de um único modelo apresenta. Em suma, é um livro altamente recomendado para melhorar a qualidade da prática tanto para professores de Educação Física como para treinadores desportivos. Além disso, os estudantes relacionados com a educação ou a áreas de esportes podem aprender orientações metodológicas, na tentativa de desenvolver jogadores com alfabetização motora a partir de uma perspectiva holística, formando jogadores inteligentes e tendo em conta os valores positivos do esporte para promover estilos de vida ativos.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Modelos de Ensino Baseados no Jogo Para a Iniciação Compreensiva do Esporte
Autor : Sixto González- Víllora
Idioma : Português
Editora do livro : Appris Editora
Edição do livro : 1
Capa do livro : Mole
Com índice : Sim
Ano de publicação : 2024
Quantidade de páginas : 271
Altura : 23 cm
Largura : 16 cm
Peso : 0.4 kg
Material da capa do livro : Outros
Gênero do livro : Esporte
Tipo de narração : Conto
Idade mínima recomendada : 18 anos
Data de publicação : 19-07-2024

Jogos Mentais
Temporada de Cura no Ateliê Soyo
Um Apartamento Em Paris
Bíblia NVT Lion Colors Slim - Letra Maior
Tokyo Revengers - Vol. 05
O Manifesto do Herói Cotidiano - Libere Sua Positividade, Melhore Seus Resultados, Impacte o Mundo
Além da Pele - (Elefante)
Benefícios do Alho, Os - 40 Receitas Fantásticas Para Melhorar a Imunidade
MARCHA CRIANÇA MATEMÁTICA - 13ed/19
O Método Siciliano - Uma Investigação do Comissário Montalbano
Delicious In Dungeon - Vol. 02
Narinja
O Cão dos Baskervilles
Boemia Literária e Revolução - O Submundo Das Letras no Antigo Regime
Mulheres Na História - As Heroínas Desconhecidas
Sejamos todos feministas (edição infantojuvenil ilustrada)
Dois Chapeus Vermelhinhos - (0474)
o Cão De Terracota
Tédio Terminal
a Professora e a Aprendiz - Lições Sobre Gestão De Conflitos
365 Histórias Para Dormir - Brilho - Aventuras
Catástrofe Ancestral - E Existências no Liberalismo Tardio
o Livro Das Orações Católicas - Capa Floral
A Redoma de Vidro - Edição Ilustrada
Aruanda - a Morada dos Orixas
Nó De Cravo - o Teatro Da Escalada 