No campo educacional, seguimos com muitos desafios em proporcionar uma prática educativa voltada para a experiência significativa dos estudantes. Em diferentes realidades sociais e culturais, bem como em distintos segmentos de ensino, é bem verdade que a Educação segue sendo desvalorizada do ponto de vista socioeconômico e cultural. O peso de antigos paradigmas educacionais, a falta de investimentos e reconhecimento de profissionais, as mudanças tecnológicas, tendem a aumentar os obstáculos. O propósito desta obra, frente a esta realidade, é provocar reflexões e dialogar sobre a ação criativa e ativa das práticas pedagógicas, entendendo os desafios e as sobrecargas da docência e das demandas socioemocionais atuais. Nesta leitura, o diálogo versará pelos seguintes tópicos: – O que são metodologias ativas e qual a correlação destas com a busca de um olhar crítico frente a paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade; – Quais as possibilidades que a visão sistêmica das metodologias ativas nos traz, como a forma individualizada e personalizada do processo de aprendizagem e do ensino adaptativo, inclusive sob a perspectiva de inteligências múltiplas; – Frente a um olhar focado na aprendizagem significativa, quais as contribuições dos pilares da Educação da UNESCO, da BNCC e da Avaliação Formativa; – Quais as competências necessárias do docente para que este possa ativar, provocar e desenvolver junto aos estudantes a melhor e mais significativa experiência de aprendizagem; – Como ampliar e aprimorar a prática por meio de um repositório de metodologias ativas e da relação destas com o ensino híbrido (aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso, aprendizagem em pares, modelo de rotação – rotação por estações, laboratórios rotacionais, rotação individual, sala de aula invertida); – Quais as contribuições extras para o campo da Educação, no que envolve design thinking, cultura maker, gamificação, STEAM. E também sob a perspectiva da Educação Empreendedora para a vida, bem como da Educação 4.0 e as nuances de um novo cenário de sociedade presente e futura. Além disso, temos uma surpresa neste livro! Compartilharemos uma ferramenta muito especial: um mapa de planejamento de metodologias ativas, atrelado à BNCC e outras diretrizes educacionais, para você usar nos seus projetos e nas suas aulas.
Informações sobre o Livro
Título do livro : Metodologias Ativas: Desenvolvendo Aulas Ativas para uma Aprendizagem Significativa
Autor : Ana Paula Sefton (Autor), Marcos Evandro Galini
Idioma : Português
Editora do livro : Freitas Bastos
Capa do livro : Mole
Ano de publicação : 2022
Gênero do livro : Escolar
Tipo de narração : Educação, Referência e Didáticos
Data de publicação : 31-10-2022
Peso : 296 g
Quantidade de páginas : 148
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Faça a Sua Própria Magia
A Panela
Direito Societario Contemporaneo Ii - 01Ed/15
Faça Acontecer
Bíblia ARC 860 - Leão Duo - Letra Normal - Almeida Revista e Corrigida
Auto Da Barca Do Inferno
Catástrofe Ancestral - E Existências no Liberalismo Tardio
Os Mortos Também Falam - Os Casos Extraordinários De Um Médico-legista
Diário de uma Jovem na Guerra da Ucrânia
Diário de um Banana - Vol.09 - Caindo na Estrada
Guia Animal Para Se Dar Bem na Escola
Brasil 2014 Livro De Colorir e Atividades
ENCICLOPEDIA DE ANATOMIA DO CORPO SUTIL
1984 em Quadrinhos
Sejamos todos feministas (edição infantojuvenil ilustrada)
Ataque Dos Titãs: Lost Girls - Vol. 01
Loucura, Linguagem, Literatura
Mais Ou Menos 9 Horas
Madonna - Uma Vida Rebelde
Elas no Conselho - Segredos de Quem Está Nesta Jornada
Cantigamente - 05Ed/12
Poder da Língua, O - Capa Dura
Pílulas Do Sucesso 