Este livro apresenta a origem dos problemas históricos e crônicos do ensino da matemática no Brasil. Seu conteúdo tem como finalidade apresentar para professores e pesquisadores em Educação Matemática um ponto de partida para se repensar e intervir cientificamente na formação matemática dos estudantes da Educação Básica e na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.
Para tal empreendimento, o autor retornou às antigas discussões com o propósito de jogar luz sobre a gênese de alguns dos problemas geradores do fracasso escolar em matemática que perpetua pela manutenção do status quo vigente em seu ensino.
A obra aborda o que vem a ser uma Educação para a Matemática, discutindo as concepções, as práticas e o discurso presente no ensino tradicional que designamos pelo nome de Ensino da Matemática e que atualmente vem sendo disseminado, por exemplo, na formação de estudantes para as Olimpíadas de Matemática, na formação do licenciando em Matemática pelo ensino de teoria axiomático-dedutiva e pela formação continuada de professores pela via do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Ao final da leitura será possível concluir que o que designamos por Educação para a Matemática não é nem satisfatória, nem desejável para a formação de escolares e professores indicando, ainda, a possibilidade de estarmos vivenciando de uma nova maneira o segundo “Movimento da Matemática Moderna” no Brasil, cujos efeitos da sua primeira edição foram catastróficos para gerações de estudantes e professores, com resquícios sentidos até os dias atuais.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : CIENCIA MODERNA
Autor : MELCHIADES, SILVA, AMARILDO DA
Título do livro : Educação para a Matemática: concepções, práticas e discurso
Data de publicação : 29-07-2025
Gênero do livro : Ciências Exatas
Peso : 452 g
Quantidade de páginas : 312
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm