Em algumas poucas décadas, um computador portátil poderá superar um cérebro humano e, pouco depois, revelar-se mais poderoso que a soma de todos os bilhões de cérebros do planeta. Mesmo agora, porém, a inteligência artificial já está por toda parte e controla parte relevante da vida cotidiana, sem que as pessoas percebam. Algoritmos estipulam a pena de condenados, compram ações na bolsa e fazem diagnósticos médicos. O que significa isso? Cada cultura, como a da palavra impressa em papel, conta uma história própria, tem um sentido específico. Este livro investiga a narrativa da cultura computacional, a eCultura, em um ensaio que reúne ciência, mito e arte como lugares de residência de certezas e desejos da humanidade desde Homero, quando já se sonhava com o que agora está entre nós. É uma longa, fascinante aventura humana que nunca perdeu o objetivo de ter na Máquina sua aliada perfeita. A cultura computacional, hoje, pode garantir essa utopia insuperável — ou o Grande Desastre. Este livro propõe um inovador modelo de leitura da eCultura e lê-se como um envolvente relato sobre o presente e o futuro próximo. O sonho de ter um aparato, um dispositivo — a Máquina — que faça por conta própria tudo que quisermos, que faça tudo de que necessitamos para viver bem, acompanha a humanidade desde seus primeiros momentos iluminados, como aqueles na cultura ocidental representados por Homero. Copiar a natureza, reproduzir a natureza e fazer melhor que a natureza fez parte desse sonho, como se pode ver nas pinturas murais de Pompeia em que pássaros perfeitamente representados vinham comer frutas mais reais que a realidade em beirais de janela que bem poderiam ser verdadeiros. No século 4 a.C., o matemático Archytas de Tarento, inventor da mecânica, talvez tenha construído uma pomba mecânica de madeira que podia bater suas asas e voar por uns duzentos metros, talvez o primeiro robot e o primeiro drone. E Da Vinci também construiu seu pássaro mecânico, uma de cujas versões Fellini recriou em seu filme Casanova. A humanidade está agora muito distante dessa pré-história da cultura computacional: já foi à lua, já viu o lado oculto da lua e acaba de ver as imagens que um aparato por ela construído conseguiu fazer do mais longínquo corpo celeste até agora identificado, Farout. Há um texto, uma história, por trás e por baixo desse sonho que agora se materializa. Todos os modos culturais — a palavra impressa, a fotografia, o cinema, a pintura — elaboram uma narrativa própria do que entende ser o mundo, o universo e a vida. A cultura computacional, a eCultura, tem sido vista como um conjunto de fenômenos que parte da humanidade — em particular aqueles com mais de trinta anos — não lograva entender de todo e que os mais jovens, já nascidos dentro dessa cultura e que manipulam um smartphone ou um tablet antes de segurar um lápis e desenhar e escrever alguma coisa, também ignoravam porque, para estes, essa nova cultura é um dado, algo natural e evidente como a água no interior de um aquário no qual eles mesmos estão. O que essa cultura está longe de ser. Este livro propõe um sistema de entendimento da eCultura e explora seus princípios e consequências por meio das figuras visíveis que ela já definiu e oferece (ou impõe) à vida cotidiana. O que surge ao final da história é, enfim, o vislumbre de paraíso insuperável ou um pesadelo do qual não será possível despertar.
Informações sobre o Livro
Título do livro : eCultura, a utopia final
Subtítulo do livro : Inteligência artificial e humanidades
Autor : Coelho, Teixeira
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Iluminuras Ltda.
Capa do livro : Mole
Ano de publicação : 2021
Quantidade de páginas : 246
Altura : 230 mm
Largura : 160 mm
Peso : 120 g
Data de publicação : 01-06-2021
Gênero do livro : Informática e Tecnologia

o Que Tem Dentro Da Sua Fralda?
Cultuando Afrodite
De Onde Vêm Os Penicos?
Mindfulness para Profissionais de Educação
o Menino Do Dinheiro - Num Mundo Sustentável
Gente De Estimacao
O Cérebro Leitor
Química Básica Experimental
Como Desenhar Paraísos Encantados
A Prova da Vida Além da Vida - 7 Razões Para Acreditar na Vida Após a Morte
Maravilhas Naturais - Livro de Colorir Antiestresse
Tem Um Fantasma Nesta Casa
25 Leis Bíblicas Da Sociedade Com Deus - 2ª Ed.
Limnocultura - Limnologia Para Aquicultura
Manual Técnico De Tubulação Industrial
A Arte de Criar Leitores - Reflexões e Dicas Para Uma Mediação Eficaz
O que é psicanálise
Menino Que Florescia, O
Enciclopédia Das Ervas Mágicas Do Cunningham
Marketing e a Arte do Luxo na Era da Experiência, O
a Prateleira Do Amor - Sobre Mulheres, Homens e Relações
Origem
A Panela
Mais Marketing, Menos Guru
Converta Mais - Como Usar Dados Para Conquistar o Coração Dos Clientes
Delicious In Dungeon - Vol. 06
Tudo é Possível
Psicologia Dos Esportes Eletrônicos - Teoria e Prática
Reprodução Humana Assistida - CONGELAMENTO DE EMBRIÕES E DIREITOS FUNDAMENTAIS - 01Ed/23
Freud - Obras Completas - Volume 20 - Índices e Bibliografias
Priorize Deus - Devocionais Diários Para 366 Dias
Uma História Da Psicanálise Popular
Jornada Heroica - Guerra Artoniana
Sem Esforço
Bom Dia Todas As Cores
Ataque Dos Titãs: Lost Girls - Vol. 01
Temporada de Cura no Ateliê Soyo
Comida Comum
Esperança - A Autobiografia
o Deus Das Bruxas
Konosuba - Vol. 06: Abençoado Mundo Maravilhoso!
A Espécie Que Sabe - Do Homo Sapiens à Crise da Razão
Elden Ring - O Caminho Para Tervore - Vol. 03
Vida de Agência
Customer Experience
INGLES PARA COMERCIO EXTERIOR
Nó De Cravo - o Teatro Da Escalada
Sob Escombros à Luz De Velas
Oshi No Ko - Minha Estrela Preferida - Vol. 07
200 Tiragens Auxiliares Para a Cartomancia - Tarô, Lenormand, Sibila, Entidade
A Vocação do Exílio - Freud, Psicanálise e Judeidade
Química Geral Experimental
A História do Tarô Para Quem Tem Pressa
Uma Ilha
As Lendas de Dandara
Amando em Silêncio
Arte de Viver, A
Missão: Família Yozakura - Vol. 22
Freud (1920-1923) Psicologia Das Massas e Análise Do Eu e Outros Textos
Spy X Family - Retrato de Família 

