Drácula, do premiado artista plástico e desenhista argentino Luis Scafati (55 pp.), que também responde pelo texto, é um “romance gráfico”, um romance contado em linguagem gráfica ou plástica. Mas apesar de hoje conhecida e consagrada, representando todo um nicho de mercado, essa expressão poucas vezes foi tão adequada. Pois poucas vezes a linguagem das artes plásticas foi usada de maneira tão intensa para traduzir visualmente uma narrativa – e poucas vezes uma narrativa foi tão perfeitamente traduzida em linguagem visual.
Essa intensidade tem dois aspectos principais. De um lado, Scafati é um profundo conhecedor da pintura e do desenho do século XX. Se isso poderia apontar para um mero virtuosismo, na verdade, faz com que linguagens visuais conhecidas de um século de barbárie impregnem a ficção de modo a torná-la “semelhante” às demais barbáries reais. Paradoxalmente, ao receber tanto elementos visuais relacionados a barbáries históricas, as barbáries da narrativa tornam-se mais verossímeis.
Duas das influências mais evidentes da Scafati em Drácula são a pintura pós-cubista e pós-expressionista do inglês Francis Bacon, com seus rostos e corpos deformados por manchas de tinta, e os desenhos do expressionista alemão George Grosz (evidente em figuras como a da página 13). Na disposição do grupo de homens e, principalmente, nas deformações dos traços de seus rostos, o desenho da página 16 evoca diretamente o famoso quadro de Picasso As demoiselles d’Avignon, que deu inicio à revolução cubista. A ironia é que os modelos de Picasso foram prostitutas e, aqui, são alguns sérios “homens de ciência” (conferir abaixo: as três cabeças à direita e atrás são claramente picassianas). Há, também, influência do cinema expressionista, como as deformações inclinantes dos cenários externos de O gabinete do dr. Caligari. A cabeça branca do cavalo do meio na página 20 é claramente inspirada em Guernica. Há ainda um Paul Klee “do lado negro” na página 54, para não falar de algo de Lautrec na página 15. Por fim, tudo se funde e se confunde no domínio do traço, da técnica, do métier mesmo do desenho, evidente, por exemplo, nas linhas magistrais da figura feminina da página 47. Por falar em figura feminina, outra das múltiplas presenças condensadas no negro caleidoscópio visual é Scafati é Guido Mainara, o mestre da sensualidade levemente masoquista, presente na página 9 e na própria página 16, na languidez do corpo observado pelo grupo de homens “picassianos”.
Resta falar do texto. Este reduz a história a um esqueleto dramático, pequenas e secas porções estruturantes da narrativa, quase telegráficas: “Ultimamente lady L. tem um pesadelo que a faz gemer e se revirar no seu leito. Ao despertar, sozinha em um emaranhado de lençóis, se sente abatida. Passa o resto do dia lânguida e sonolenta esperando a noite”. Essa objetividade textual, de um lado, torna a leitura rápida e também tensa, e de outro, evidencia ainda mais o contraste com a exuberância “gótica” da sucessão impactante de imagens. Por fim, a diagramação, dando perfeito destaque tanto às imagens quanto ao texto, equilibra e funde os dois elementos sem comprometer a individualidade de cada linguagem.
Informações sobre o Livro
Título do livro : DRACULA (Capa Dura)
Autor : Luis Scafati
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Globo
Gênero do livro : Literatura e ficção
Tipo de narração : Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Data de publicação : 01-12-2011
Peso : 649 g
Quantidade de páginas : 108
Ano de publicação : 2011
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

O Manifesto do Herói Cotidiano - Libere Sua Positividade, Melhore Seus Resultados, Impacte o Mundo
A Vida Impossível
a Professora e a Aprendiz - Lições Sobre Gestão De Conflitos
África: a História Ainda Não Contada
Feliz Aniversário, Ratinho!
Tem Um Fantasma Nesta Casa
Do Realismo Capitalista ao Comunismo Ácido - O legado de Mark Fisher
Guia Animal Para Se Dar Bem na Escola
Temporada de Cura no Ateliê Soyo
Coleção Clássica Marvel Vol. 43 - Quarteto Fantástico - Vol. 9
Em Mim Basta! - O Poder de Pular Fora Quando Nada Mais Faz Sentido
Narinja
o Livro Das Orações Católicas - Capa Terço
Foucault na Califórnia
A Redoma de Vidro - Edição Ilustrada
Maria Montessori - Uma Pedagoga Que Atravessa Fronteiras
o Príncipe Cruel (Vol. 1 o Povo Do Ar)
A Força de Ser Altamente Sensível
A Casa Como Laboratório - Finanças, Moradia e Trabalho Essencial
Deus Que Destrói Sonhos, O
Coisas Importantes Também Serão Esquecidas
Amigos Fumantes
Deus Conosco - Dia a Dia Ano 18 No 216
Quando As Coisas Não Saem Como Você Espera
Miseráveis, Os
o Livro Das Orações Católicas - Capa Floral
Contos de fada dos irmãos Grimm
O Cão dos Baskervilles
Sejamos todos feministas (edição infantojuvenil ilustrada)
Vencendo Com Propósito - 1ª Edição 2022
Diário de um Banana - Vol.09 - Caindo na Estrada
Jogos Mentais
O Aniversário da Porquinha Bailarina
Um Apartamento Em Paris
Bíblia NVT Lion Colors Slim - Letra Maior
Guia Para Quem Tem Guias
Você Ligou Para o Sam
Sob Escombros à Luz De Velas
Além da Pele - (Elefante) 