O livro Conteúdo que vende: jornalismo de marca no Brasil busca mapear as práticas de jornalismo de marca dos principais veículos noticiosos do Brasil, com destaque para a produção a partir dos Estúdios. A autora apresenta como as práticas de branded content têm impactado a indústria da comunicação, explora o emergente conceito de jornalismo de marca, analisa como as marcas usam técnicas jornalísticas para criar conteúdo semelhante a notícias e apresenta desafios éticos e limites entre conteúdo editorial e comercial. Também aborda a ascensão de Estúdios de marcas e sua influência nas práticas jornalísticas e oferece um panorama do jornalismo de marca no Brasil, usando dados do corpus analisado. A obra traz uma abordagem qualitativa-descritiva, que inclui a análise dos 40 veículos auditados em 2022 pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). O livro também engloba a realização de pesquisas exploratórias e a aplicação de questionários junto às empresas investigadas, além de seis entrevistas semiestruturadas com profissionais do setor. Os resultados revelam que a maioria dos meios de comunicação analisados desenvolve conteúdo personalizado para marcas, frequentemente recorrendo a Labs, Estúdios e Hubs especializados como estratégia para atender às demandas de marcas e empresas de mídia. As práticas organizacionais identificadas — independente, híbrida e complementar —, embora distintas em suas naturezas, convergem em sua busca pela sustentabilidade financeira, promovendo uma colaboração sinérgica entre as equipes editoriais e comerciais. Essa dinâmica delineia a complexidade da interseção entre o jornalismo e as práticas de marketing no contexto comunicacional contemporâneo. Por seu conteúdo atual e relevante, esta leitura torna-se significativa fonte de pesquisa e conhecimento sobre as recentes mudanças no contexto contemporâneo do jornalismo brasileiro, que está atrelado a práticas advindas do contexto digital e da interseção com áreas como a publicidade e o marketing.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : APPRIS EDITORA
Autor : Não Informado
Título do livro : Conteúdo Que Vende – Jornalismo de Marca no Brasil
Data de publicação : 21-04-2025
Gênero do livro : Comunicação
Peso : 237 g
Quantidade de páginas : 137
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Gente De Estimacao
Como Cozinhar Um Lobo
Gokushufudou - Tatsu Imortal - Vol. 01
A Espécie Que Sabe - Do Homo Sapiens à Crise da Razão
E-mails Que Vendem - Guia Prático Para Campanhas De E-mail Marketing Lucrativas - 01Ed/20
Tupac Shakur - A Biografia Autorizada
Freud - Obras Completas - Volume 1 - Textos Pré-Psicanalíticos (1886-1896)
Garrote
Espioes
Konosuba - Vol. 06: Abençoado Mundo Maravilhoso!
Crie Meninas Livres De Ansiedade - Uma Visão Cristã Sobre A Criação De Filhas
A Arte de Criar Leitores - Reflexões e Dicas Para Uma Mediação Eficaz
Marcelo: De Hora Em Hora
Komi Não Consegue Se Comunicar - Vol. 07
Spy X Family - Retrato de Família
Luto - Travessia Possível
Enciclopédia Das Ervas Mágicas Do Cunningham
Ervas e Especiarias - Como Deixar a Comida Mais Saborosa
Wolverine - Vol. 08 