A partir do título, este livro assume um forte teor reflexivo com enfoque no tema “estudante com alguma deficiência versus educação escolar inclusiva”. Alguns questionamentos levarão o leitor a pensar: quais são os princípios básicos da educação inclusiva? A escola regular deve ser inclusiva? A gestão escolar e o corpo docente têm formação pedagógica para a promoção da educação inclusiva? Quais recursos materiais e pedagógicos podem ser utilizados? Como se caracteriza a prática pedagógica inclusiva nas escolas que oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Esse serviço é uma panaceia para todos os problemas? O AEE é um complemento para a efetivação da inclusão dos estudantes com deficiência na escola? A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é um “puxadinho” institucional? Com base na sua formação acadêmica e profissional, a autora analisou práticas pedagógicas realizadas nas SRMs e seus desdobramentos no processo de inclusão dos estudantes da Rede de Ensino Municipal em Pernambuco. Os diferentes atores escolares (gestor, professor, apoio escolar e família de estudantes com deficiência) compreendem a prática pedagógica inclusiva no interior da escola de forma multifacetada. Entre os corpos gestor e docente, predomina o discurso preconizado pelas políticas públicas, no entanto, há um acentuado hiato em relação à prática pedagógica inclusiva cotidiana. Em geral, os familiares dos estudantes revelam confiança e esperança nos benefícios advindos da escola. Além disso, este livro traz discussões referentes aos tópicos: a) na atualidade, apesar da legislação vigente, o processo de formação de professor promovido pelas instituições de ensino superior não tem sido adequado para a área da Educação Especial; b) em algumas circunstâncias, os planos oficiais dos governos (federal, estadual e municipal) não são exequíveis no contexto local; c) o avanço da democratização do ensino não tem garantido, plenamente, acesso, permanência nem sucesso da aprendizagem dos estudantes com e sem algum tipo de deficiência. Considerando o exposto, é possível afirmar que este livro contribuirá para a reflexão/ação de profissionais de ensino e, também, para os formuladores e executores de políticas públicas da área de educação pública e privada.
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : APPRIS EDITORA
Autor : Não Informado
Título do livro : Caminhos e Descaminhos da Prática Pedagógica no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Data de publicação : 28-06-2025
Gênero do livro : Educação
Peso : 450 g
Quantidade de páginas : 350
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

Wolverine - Vol. 01 - (Capa Variante)
Selton Mello: Eu Me Lembro
Antônia E A Caça Ao Tesouro Cósmico
A Vida Impossível
Do Realismo Capitalista ao Comunismo Ácido - O legado de Mark Fisher
Tupac Shakur - A Biografia Autorizada
Aprendiz de Umbanda
Priorize Deus - Devocionais Diários Para 366 Dias
Você Ligou Para o Sam
Oráculo dos Orixás - 50 Cartas de Orientação Espiritual
Os Caminhos do Mago
Crianças Felizes
Resumo (08) Direito Tributario - 26Ed/17
Quando a Inocência Morreu
Detetive Sansão Nas Ilhas
365 Histórias Para Dormir - Brilho - Aventuras
Um Apartamento Em Paris
Narinja
O Aniversário da Porquinha Bailarina
Coleção William Sanches - Box
Garoto Estranho
A Força de Ser Altamente Sensível
Tédio Terminal
O Método Siciliano - Uma Investigação do Comissário Montalbano
Como Criar Histórias - Um Guia Prático Para Escritores
Bíblia NVI, Capa Dura, Azul, Econômica, Tulipa
Loucura, Linguagem, Literatura
a Professora e a Aprendiz - Lições Sobre Gestão De Conflitos
o Livro Das Orações Católicas - Capa Terço
Viagens Fabulosas Em Terras Estrangeiras
Sob Escombros à Luz De Velas
Como Deus Se Tornou Rei
Vidas Secas
Desenvolvimento do Capitalismo na Russia, O
Mais Ou Menos 9 Horas
Quem Pensa Enriquece - o Legado
Como Desarmar a Cultura Woke
Wolverine - Vol. 08
Menopausa: o Momento De Fazer As Escolhas Certas Para o Resto Da Sua Vida
A Redoma de Vidro - Edição Ilustrada
De onde vem o português?
A Casa Como Laboratório - Finanças, Moradia e Trabalho Essencial
o Príncipe Cruel (Vol. 1 o Povo Do Ar) 