Marina Castro se propôs a tratar da experiência social do gosto com base em uma etnografia realizada na dinâmica Feira do Guamá, segunda maior feira de Belém, depois do Ver-o-Peso. Os conceitos de sociação, socialidade e sociabilidade, de Simmel, assim como os de traços, de Derrida, e de percepção sensorial, de Ingold, permeiam toda a trama montada por Marina para dar conta das experiências sociais do gosto, ou seja, para compreender a construção social dos sentidos como vetor de sensibilidades, socialidades e sensorialidades partilhadas na feira. Mas Castro acabou por revisar o alcance da teoria do gosto proposta por Bourdieu, porque aqui o gosto adquire uma densidade de concretude, já que os sentidos se materializam no gosto por meio das coisas da feira… das coisas amazônicas que fazem a feira. Ou seja, o gosto se torna mais uma das formas tomadas pela quintessência paisagística amazônica. Eis a grande inovação sugerida por este livro. Fabiano Gontijo
Informações sobre o Livro
Título do livro : As Formas Sociais do Gosto
Subtítulo do livro : Sensorialidades e Sensibilidades na Feira do Guamá
Autor : Castro, Marina Ramos Neves de
Idioma : Português
Editora do livro : Appris Editora
Ano de publicação : 2025
Quantidade de páginas : 305
Altura : 21 cm
Largura : 14.8 cm
Peso : 355 g
Gênero do livro : Direito, política e ciências sociais
Subgêneros do livro : Ciências sociais
Data de publicação : 19-02-2025