Esse livro nasce de uma história coletiva, tecida entre encontros, afetos e pausas inevitáveis que a vida impôs. Entre nascimentos, deslocamentos e uma pandemia, resistiu o desejo de refletir sobre as práticas que envolvem os momentos de alimentação na educação infantil, como prática cultural, social e pedagógica. Reunindo pesquisadoras, professoras, nutricionistas, cozinheiras, fonoaudióloga, famílias, bebês e crianças, a obra propõe um olhar atento às relações cotidianas que se tecem em torno da comida nas creches e pré-escolas. Aqui, comer é criar vínculos, aprender, afirmar direitos e escutar as infâncias. Apostando na potência dos detalhes, nas sutilezas das práticas que acontecem entre colheradas, gestos e conversas, os textos instigam a pensar a alimentação como parte indissociável da proposta pedagógica. Uma cozinha que educa, um refeitório que se reinventa, uma criança que ensina, uma professora que aprende, um lanche que provoca reflexão: cada capítulo convida a repensar o que é pedagógico na educação infantil, pela via da escuta, da ética e do cuidado. Afinal, de que têm fome nossas crianças – e nossas práticas?
Informações sobre o Livro
Idioma : Português
Editora do livro : PAPIRUS
Autor : SCRAMINGNON; SANTOS; CAMOES
Título do livro : Alimentação Como Prática Pedagógica – Contextos e Experiências na Educação Infantil
Data de publicação : 18-09-2025
Gênero do livro : Educação
Peso : 280 g
Quantidade de páginas : 224
Ano de publicação : 2025
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

A Boa Sorte
Jogos Mentais
Curadoria Educacional
Miseráveis, Os
O Aniversário da Porquinha Bailarina
Um Apartamento Em Paris
A Casa Como Laboratório - Finanças, Moradia e Trabalho Essencial
Caça às Bruxas e Capital - Mulheres, Acumulação, Reprodução
ENCICLOPEDIA DE ANATOMIA DO CORPO SUTIL
A Vida Impossível
Cantigamente - 05Ed/12
Nó De Cravo - o Teatro Da Escalada
Você Ligou Para o Sam
200 Tiragens Auxiliares Para a Cartomancia - Tarô, Lenormand, Sibila, Entidade
o Cão De Terracota 