Design para milhões de pessoas, prático, útil, funcional, econômico, bom! Há 70 anos, a Escola de Ulm iniciava sua trajetória rumo ao objetivo de reunir racionalidade técnica, beleza artística e finalidade social — sustentabilidade. Sua herança política, a partir da memória de Hans e Sophie Scholl, e artística, a partir da Bauhaus e da Arte Concreta, fazem dessa Escola um capítulo particular da história da arte e do desenho industrial, que perpassa o período da reconstrução da Alemanha Ocidental, do milagre econômico e, por fim, dos movimentos sociais e estudantis de 1968. Com 16 ensaios do autor e contribuições dos professores Nelson Aguilar e René Spitz, o livro A Escola de Ulm: 1953-1968 apresenta, ainda que repleto de vivências pessoais, um panorama bastante objetivo da história da formação e das pedagogias dessa Escola de Design. Antípoda do fascismo, Ulm é historicamente motivada pela democracia técnica e industrial, pela pluralidade internacional; inspirada pela arte concreta e pelo jazz. O momento é de ocupação política e cultural norte-americana na região de Baden-Württemberg, na Alemanha. Aquela música negra, assim como a memória da Bauhaus são alimentos da necessidade espiritual europeia para o retorno à ordem, mais que isso, para a renovação cosmopolita dessa ordem, tudo em meio aos escombros físicos e psíquicos deixados pelos tambores, marchas e canhões do militarismo. A Escola de Ulm é assim, princípio histórico da esperança para aqueles convencidos de um modelo que afirma o caminho, o método, humanista na utilização dos recursos e das capacidades técnicas da humanidade, destinadas ao conhecimento e, por ilação, à paz perene. Mas o design de Ulm, nas suas intenções mais puras, não teria se tornado algo clássico? Ideal? Exclusivo? Não seria isso o contrário do que poderia ocorrer a um conceito ou objeto que almeja ser útil, funcional, cotidiano? O humanismo é possível no sistema econômico de uso e troca da produção industrial? Essas e outras questões devem instigar e intrigar a leitura sobre a história da trajetória ulmiana.
Informações sobre o Livro
Título do livro : A escola de Ulm: 1953-1968
Subtítulo do livro : 1953-1968
Autor : Rodrigo Otávio da Silva Paiva
Idioma : Português
Editora do livro : Appris
É kit : Não
Capa do livro : Mole
Volume do livro : 1
Quantidade de páginas : 335
Altura : 2 cm
Largura : 16 cm
Peso : 435 g
Com páginas para colorir : Não
Com realidade aumentada : Não
Gênero do livro : Arquitetura e design
Subgêneros do livro : Design
Tipo de narração : Manual
Com zíper : Não
Escrito em letra maiúscula : Não
Data de publicação : 18-08-2023
Ano de publicação : 2023

33 Estratégias de Guerra - Edição Concisa
Projeto Querino - Um Olhar Afrocentrado Sobre a História do Brasil
Querido Estudante Negro
Box - 360º - Filosofia - 01Ed/15
Pluto - Vol. 03 - Edição de Luxo
Oswald de Andrade - Mau Selvagem
400 Anos De Moda Masculina
Maneiras De Ser - Animais, Plantas, Máquinas: A Busca Por Uma Inteligência Planetária
Inquérito Paulo Freire: A Ditadura interroga o educador
O Método Siciliano - Uma Investigação do Comissário Montalbano
Anos 40
Elden Ring - O Caminho Para Térvore - Vol. 04
O Cérebro Leitor
Café Com Caxiri
A Arte e a Ciência Das Reuniões - Como Fazer Encontros Mais Eficientes
Em Busca De Nós Mesmos
Meditações
Tédio Terminal
25 Leis Bíblicas Da Sociedade Com Deus - 2ª Ed.
Novos Caminhos, Novas Escolhas
Carmen & Antonia: Duas Gerações à Mesa
Monster High - Vol.03 - uma Loba Cheia de Estilo
Spy x Family - Vol. 13
Você Ligou Para o Sam
Livro da Matemática, O
Ansiedade 2 - Autocontrole - Como Controlar o Estresse e Manter o Equilíbrio
Entre: a Arte é Sua
Hospício é Deus
As Leis do Sol - O Caminho Rumo a El Cantare
Xadrez - Táticas & Estratégias dos Campeões
Rebeldes Primitivos
Amando em Silêncio
Exercitos Da Morte
Da Cor à Cor Inexistente
Oshi No Ko - Minha Estrela Preferida - Vol. 07
Diário de um Banana - Vol.09 - Caindo na Estrada
As Lendas de Dandara
Coletãnia Concursos Publicos Ed. 01
One-Punch Man -Vol. 29
Detetive Sansão Nas Ilhas
Romanov, Os - 1613-1918
Gente De Estimacao
O Problema Da Dor 