Em algumas poucas décadas, um computador portátil poderá superar um cérebro humano e, pouco depois, revelar-se mais poderoso que a soma de todos os bilhões de cérebros do planeta. Mesmo agora, porém, a inteligência artificial já está por toda parte e controla parte relevante da vida cotidiana, sem que as pessoas percebam. Algoritmos estipulam a pena de condenados, compram ações na bolsa e fazem diagnósticos médicos. O que significa isso? Cada cultura, como a da palavra impressa em papel, conta uma história própria, tem um sentido específico. Este livro investiga a narrativa da cultura computacional, a eCultura, em um ensaio que reúne ciência, mito e arte como lugares de residência de certezas e desejos da humanidade desde Homero, quando já se sonhava com o que agora está entre nós. É uma longa, fascinante aventura humana que nunca perdeu o objetivo de ter na Máquina sua aliada perfeita. A cultura computacional, hoje, pode garantir essa utopia insuperável — ou o Grande Desastre. Este livro propõe um inovador modelo de leitura da eCultura e lê-se como um envolvente relato sobre o presente e o futuro próximo. O sonho de ter um aparato, um dispositivo — a Máquina — que faça por conta própria tudo que quisermos, que faça tudo de que necessitamos para viver bem, acompanha a humanidade desde seus primeiros momentos iluminados, como aqueles na cultura ocidental representados por Homero. Copiar a natureza, reproduzir a natureza e fazer melhor que a natureza fez parte desse sonho, como se pode ver nas pinturas murais de Pompeia em que pássaros perfeitamente representados vinham comer frutas mais reais que a realidade em beirais de janela que bem poderiam ser verdadeiros. No século 4 a.C., o matemático Archytas de Tarento, inventor da mecânica, talvez tenha construído uma pomba mecânica de madeira que podia bater suas asas e voar por uns duzentos metros, talvez o primeiro robot e o primeiro drone. E Da Vinci também construiu seu pássaro mecânico, uma de cujas versões Fellini recriou em seu filme Casanova. A humanidade está agora muito distante dessa pré-história da cultura computacional: já foi à lua, já viu o lado oculto da lua e acaba de ver as imagens que um aparato por ela construído conseguiu fazer do mais longínquo corpo celeste até agora identificado, Farout. Há um texto, uma história, por trás e por baixo desse sonho que agora se materializa. Todos os modos culturais — a palavra impressa, a fotografia, o cinema, a pintura — elaboram uma narrativa própria do que entende ser o mundo, o universo e a vida. A cultura computacional, a eCultura, tem sido vista como um conjunto de fenômenos que parte da humanidade — em particular aqueles com mais de trinta anos — não lograva entender de todo e que os mais jovens, já nascidos dentro dessa cultura e que manipulam um smartphone ou um tablet antes de segurar um lápis e desenhar e escrever alguma coisa, também ignoravam porque, para estes, essa nova cultura é um dado, algo natural e evidente como a água no interior de um aquário no qual eles mesmos estão. O que essa cultura está longe de ser. Este livro propõe um sistema de entendimento da eCultura e explora seus princípios e consequências por meio das figuras visíveis que ela já definiu e oferece (ou impõe) à vida cotidiana. O que surge ao final da história é, enfim, o vislumbre de paraíso insuperável ou um pesadelo do qual não será possível despertar.
Informações sobre o Livro
Título do livro : eCultura, a utopia final
Subtítulo do livro : Inteligência artificial e humanidades
Autor : Coelho, Teixeira
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Iluminuras Ltda.
Capa do livro : Mole
Ano de publicação : 2021
Quantidade de páginas : 246
Altura : 230 mm
Largura : 160 mm
Peso : 120 g
Data de publicação : 01-06-2021
Gênero do livro : Informática e Tecnologia

O Que Esperar do Primeiro Ano
Minha Árvore De Estimação
A Morte é um Dia Vale a Pena Viver: E um Excelente Motivo para se Buscar um Novo Olhar para a Vida
Boa-fé Objetiva Âmbito dos Contratos Relacionais - 01ed/19
Jogos Mentais
Você Ligou Para o Sam
Brincando Com a Turma da Mônica
Pioneirias e Técnicas de Campo Para Escoteiros
Cantinhos Bonitinhos (Cozy Corner) - Livro de Colorir
O Aniversário da Porquinha Bailarina
Ataque Dos Titãs: Lost Girls - Vol. 01
Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental
365 Histórias Para Dormir - Brilho - Aventuras
Gerenciamento Integrado de Projetos na Construção: Design, Projeto e Produção - Uma Abordagem Lean
o Investidor De Bom Senso - a Melhor Maneira De Garantir Um Bom Desempenho No Mercado De Ações
Brasil 2014 Livro De Colorir e Atividades
Coleção Clássica Marvel Vol. 43 - Quarteto Fantástico - Vol. 9
Reprodução Humana Assistida - CONGELAMENTO DE EMBRIÕES E DIREITOS FUNDAMENTAIS - 01Ed/23
Jesus, Um Judeu - O Absurdo do Preconceito Cristão Contra o Povo do Messias
A História do Tarô Para Quem Tem Pressa
Astrologia na Prática - Gêmeos
Mulheres Na História - As Heroínas Desconhecidas
Dois Chapeus Vermelhinhos - (0474)
A Jornada do Escritor - Estrutura Mítica Para Escritores
Geração Ansiosa - Um Guia Para Se Manter Em Atividade Em Um Mundo Instável
Novos Caminhos, Novas Escolhas
A Vida Impossível
Tédio Terminal
Poder da Ação, O
A Raposa Vai De Carro
Jornada Heroica - Guerra Artoniana
Floresta Encantada
Técnicas de Machine Learning
Temporada de Cura no Ateliê Soyo
Uma Ilha
História, Tributação e Raça - 01Ed/24
Impact 3 - Workbook With Audio Cd - 01Ed/17
Miseráveis, Os 

