Drácula, do premiado artista plástico e desenhista argentino Luis Scafati (55 pp.), que também responde pelo texto, é um “romance gráfico”, um romance contado em linguagem gráfica ou plástica. Mas apesar de hoje conhecida e consagrada, representando todo um nicho de mercado, essa expressão poucas vezes foi tão adequada. Pois poucas vezes a linguagem das artes plásticas foi usada de maneira tão intensa para traduzir visualmente uma narrativa – e poucas vezes uma narrativa foi tão perfeitamente traduzida em linguagem visual.
Essa intensidade tem dois aspectos principais. De um lado, Scafati é um profundo conhecedor da pintura e do desenho do século XX. Se isso poderia apontar para um mero virtuosismo, na verdade, faz com que linguagens visuais conhecidas de um século de barbárie impregnem a ficção de modo a torná-la “semelhante” às demais barbáries reais. Paradoxalmente, ao receber tanto elementos visuais relacionados a barbáries históricas, as barbáries da narrativa tornam-se mais verossímeis.
Duas das influências mais evidentes da Scafati em Drácula são a pintura pós-cubista e pós-expressionista do inglês Francis Bacon, com seus rostos e corpos deformados por manchas de tinta, e os desenhos do expressionista alemão George Grosz (evidente em figuras como a da página 13). Na disposição do grupo de homens e, principalmente, nas deformações dos traços de seus rostos, o desenho da página 16 evoca diretamente o famoso quadro de Picasso As demoiselles d’Avignon, que deu inicio à revolução cubista. A ironia é que os modelos de Picasso foram prostitutas e, aqui, são alguns sérios “homens de ciência” (conferir abaixo: as três cabeças à direita e atrás são claramente picassianas). Há, também, influência do cinema expressionista, como as deformações inclinantes dos cenários externos de O gabinete do dr. Caligari. A cabeça branca do cavalo do meio na página 20 é claramente inspirada em Guernica. Há ainda um Paul Klee “do lado negro” na página 54, para não falar de algo de Lautrec na página 15. Por fim, tudo se funde e se confunde no domínio do traço, da técnica, do métier mesmo do desenho, evidente, por exemplo, nas linhas magistrais da figura feminina da página 47. Por falar em figura feminina, outra das múltiplas presenças condensadas no negro caleidoscópio visual é Scafati é Guido Mainara, o mestre da sensualidade levemente masoquista, presente na página 9 e na própria página 16, na languidez do corpo observado pelo grupo de homens “picassianos”.
Resta falar do texto. Este reduz a história a um esqueleto dramático, pequenas e secas porções estruturantes da narrativa, quase telegráficas: “Ultimamente lady L. tem um pesadelo que a faz gemer e se revirar no seu leito. Ao despertar, sozinha em um emaranhado de lençóis, se sente abatida. Passa o resto do dia lânguida e sonolenta esperando a noite”. Essa objetividade textual, de um lado, torna a leitura rápida e também tensa, e de outro, evidencia ainda mais o contraste com a exuberância “gótica” da sucessão impactante de imagens. Por fim, a diagramação, dando perfeito destaque tanto às imagens quanto ao texto, equilibra e funde os dois elementos sem comprometer a individualidade de cada linguagem.
Informações sobre o Livro
Título do livro : DRACULA (Capa Dura)
Autor : Luis Scafati
Idioma : Português
Editora do livro : Editora Globo
Gênero do livro : Literatura e ficção
Tipo de narração : Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Data de publicação : 01-12-2011
Peso : 649 g
Quantidade de páginas : 108
Ano de publicação : 2011
Altura : 30 cm
Largura : 23 cm

O Concorrente (Nova Edição) - Os Livros De Bachman
Do Realismo Capitalista ao Comunismo Ácido - O legado de Mark Fisher
Miseráveis, Os
Ilha do Tesouro, A
Catástrofe Ancestral - E Existências no Liberalismo Tardio
Jogos Mentais
Você Ligou Para o Sam
33 Estratégias de Guerra - Edição Concisa
O Que Esperar do Primeiro Ano
Feliz Aniversário, Ratinho!
Rowley Apresenta - Uma Aventura Supimpa - 02Ed/20
Esperança - A Autobiografia
Determinados - a Ciência Da Vida Sem Livre-arbítrio
Oráculo dos Orixás - 50 Cartas de Orientação Espiritual
Os Mistérios Sagrados Dos Celtas - A Magia do Ogham e a Tradição Druídica
Vou Te Receitar Um Gato
Caça às Bruxas e Capital - Mulheres, Acumulação, Reprodução
Minha Árvore De Estimação
A Raposa Vai De Carro
Habitar Humano - Em Seis Ensaios De Biologia-cultural
A Deliciosa História da França
o Príncipe Cruel (Vol. 1 o Povo Do Ar)
Bíblia NVT Lion Colors Slim - Letra Maior
Sobre Viver & Sobreviver - A Busca de Sentido Diante da Morte
África: a História Ainda Não Contada
Em Mim Basta! - O Poder de Pular Fora Quando Nada Mais Faz Sentido
História de Jesus Para Quem Tem Pressa, A
Bíblia ARC 860 - Leão Duo - Letra Normal - Almeida Revista e Corrigida
Miséria
Maria Montessori - Uma Pedagoga Que Atravessa Fronteiras
Sapiens
Samba!
Um Apartamento Em Paris
Em Busca De Nós Mesmos
Arte de Viver, A
A Pérola No Mar Da Alma
Sejamos todos feministas (edição infantojuvenil ilustrada)
Delicious In Dungeon - Vol. 02
A Panela
A Jornada Da Liderança - Como Os Ceos Aprendem A Liderar De Dentro Para Fora
MARCHA CRIANÇA MATEMÁTICA - 13ed/19
A Vida Impossível
Quando As Coisas Não Saem Como Você Espera
O Manifesto do Herói Cotidiano - Libere Sua Positividade, Melhore Seus Resultados, Impacte o Mundo
O Livro Da História Negra
Felicidade É um Problema Sério
Boa-fé Objetiva Âmbito dos Contratos Relacionais - 01ed/19
Bíblia NVI, Capa Dura, Azul, Econômica, Tulipa
Dietoterapia na Prática Clínica
O Universo Tem Uma Queda Pelos Corajosos
O Método Siciliano - Uma Investigação do Comissário Montalbano
Wolverine - Vol. 01 - (Capa Variante)
Finissecularidade - Finissecularidade - Contos De Formação
Boemia Literária e Revolução - O Submundo Das Letras no Antigo Regime 